Ao programar sua viagem de férias, é comum que surjam alguns questionamentos. Um dos principais é se a bolsa feminina conta como bagagem de mão em voos nacionais e internacionais.

Com as mudanças constantes nas regras da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) sobre o transporte de bagagens, esse tipo de dúvida é normal. Mas você poderá solucioná-la ao longo desta publicação.

Além de saber se bolsa feminina é considerada bagagem de mão, também serão apresentados a seguir alguns detalhes sobre o que pode ou não pode ser levado nas malas de mão e nas que são despachadas.

Continue acompanhando e saiba mais a respeito!

Mudanças nas regras sobre a bagagem de mão e despachada

Os passageiros têm o direito de levar consigo uma bagagem de até 10 kg na cabine e sem custos. O tamanho do volume depende da classe e do tipo da aeronave, mas fica em torno de 55 cm x 35 cm x 25 cm ou a soma de 115 cm para todas as dimensões.

Até pouco tempo atrás, os viajantes também podiam despachar uma mala de 32 kg nos voos para o exterior e de 23 kg nos voos nacionais sem custos. Mas a regra mudou em 2017.

Atualmente, as companhias aéreas cobram pelas bagagens despachadas e têm regras próprias. Portanto, os valores e pesos/tamanhos variam conforme a companhia de aviação que você escolher e se o destino é internacional ou nacional. Até mesmo a antecedência na compra da passagem interfere nessa flutuação de preços.

Agora vamos ver se bolsa feminina é considerada bagagem de mão.

Ao agendar o seu voo, confira no site da empresa quais são as regras. Você também pode falar com o seu agente de viagens e ele certamente ajudará a tirar suas dúvidas.

bolsa feminina é considerada bagagem de mão

Mas afinal, bolsa feminina é considerada bagagem de mão?

E a bolsa feminina é considerada bagagem de mão? A boa notícia é que NÃO, desde que o tamanho da bolsa não seja exagerado.

Alguns itens pessoais que normalmente podem ser levados além da bagagem de mão são:

  • Bolsa feminina;
  • Bolsa de bebê;
  • Bolsa de notebook;
  • Mochila pequena;
  • Nécessaire;
  • Sacola com compras feitas na área internacional ou de embarque do aeroporto.

No entanto, esses volumes não podem ser colocados no bagageiro acima dos assentos. Eles precisam ser mantidos debaixo do banco do passageiro da frente. Por isso, o tamanho precisa ser coerente com o espaço disponível, seja pelo espaço restrito ou pelo seu conforto.

Agora que você já sabe se bolsa feminina não conta como bagagem de mão, vamos continuar com mais alguns detalhes sobre as normas para as malas em aviões? Confira na sequência!

bolsa feminina é considerada bagagem de mão

O que NÃO PODE ser levado na bagagem de mão?

A Agência Nacional de Aviação Civil tem regras que proíbem o transporte de itens específicos na bagagem de mão e na bolsa. Observe quais são:

  • Armamentos: armas de fogo, armas de pressão, dispositivos de choque elétrico, armas químicas, estilingues, ácidos, sprays de pimenta e outros neutralizantes, sejam eles originais ou réplicas e brinquedos, entre outros;
  • Substâncias químicas ou tóxicas: alvejantes, cloro, baterias com corrosivos líquidos derramáveis, venenos, mercúrio, ácidos, materiais radioativos ou infecciosos;
  • Objetos cortantes ou pontiagudos: estiletes, machados, navalhas, tesouras, equipamentos de artes marciais, facas, lâminas, canivetes e instrumentos multifuncionais do gênero, entre outros;
  • Substâncias explosivas ou inflamáveis: munições, explosivos, fusíveis, espoletas, estopins, detonadores, granadas, minas, fogos de artifício, dinamite, cartuchos de fumaça, pólvora, aerossóis, líquidos e gases inflamáveis ou incendiários, isqueiros, maçaricos e repelentes de animais, entre outras;
  • Ferramentas de trabalho: brocas, furadeiras, pés de cabra, alavancas, chaves de fenda, hastes e cinzéis, serras, martelos, maçaricos, marretas, pistolas de prego, dispositivos de alarme, entre outras.

bolsa feminina conta como bagagem de mão

E o que PODE ser levado na bagagem de mão?

Há variações quando o voo é nacional ou internacional. Mas, no geral, é permitido levar na bolsa e/ou bagagem de mão:

  • Medicamentos: quaisquer medicamentos desde que seja na quantidade necessária somente para o uso durante o voo e com a receita médica;
  • Maquiagem e higiene pessoal: desde que os itens sejam à prova de vazamentos e não estejam em embalagens com capacidade maior do que 100 ml;
  • Eletrônicos: câmera fotográfica, laptop, celular, tablet e afins (atente para as regras de permanecer desligado ou no modo avião durante a decolagem e a aterrissagem;
  • Alimentos e bebidas: desde que estejam acondicionados corretamente e não estejam em embalagens com capacidade maior do que 100 ml, exceto compras realizadas na área internacional ou de embarque do aeroporto;
  • Líquidos de dietas especiais e alimentação de bebês: desde que respeitem a quantidade necessária para a utilização somente no período do voo;
  • Itens pessoais: carteira, documentos, óculos, chaves, relógios, joias, bengalas, andadores, muletas, canetas e lápis de até 15 cm, objetos frágeis, entre outros (na dúvida, consulte a companhia ou seu agente de viagens).

Nos voos internacionais as exigências são muito maiores. Nem mesmo desodorantes, creme dental, maquiagens e outros itens pessoais podem ser levados se estiverem acondicionados em embalagens acima de 100 ml. Nos voos nacionais, essas regras são mais flexíveis.

As compras realizadas em free shops da área internacional são permitidas mesmo que excedam o limite. Contudo, devem estar acompanhadas do comprovante do pagamento.

bolsa feminina é considerada bagagem de mão

É possível levar animais de estimação na bagagem de mão?

O transporte de animais de estimação está sujeito a normas específicas de cada companhia aérea. Muitas delas não permitem que os pets sejam levados na cabine, somente no porão do avião.

Além disso, é exigida uma documentação criteriosa para comprovar que a vacinação está em dia e que o bichinho está com a saúde em dia. Por isso, sempre confira com antecedência as regras antes de incluir o seu animal de estimação nos planos de viagem.

bolsa feminina é considerada bagagem de mão

Concluindo

Aqui você pôde conferir uma série de informações, desde a dúvida inicial se bolsa feminina é considerada bagagem de mão até detalhes mais avançados sobre o que é ou não permitido na mala.

É muito importante conferir todos esses e outros requisitos no momento que você estiver planejando as suas férias. Assim, você pode curtir o momento com mais tranquilidade e sem transtornos.

Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *