As cidades turísticas do sul de Minas atraem muitos visitantes. E não é por acaso! A região é romântica e com aquele clima fresquinho de serra.

Seja para quem quer curtir a paisagem com a pessoa amada ou para simplesmente recarregar as energias do corpo e da mente, esse é um passeio que vale a pena. A paisagem é de tirar o fôlego e há muitas cachoeiras escondidas na mata e no relevo.

Se você ainda não conhece quais as cidades do sul de Minas Gerais principais e quer dicas para o seu próximo destino de viagem, não pode perder as dicas de hoje. Aqui estarão alguns dos locais que você pode colocar no roteiro sem medo de errar.

Quer ver só?

cidades do sul de minas gerais

1. São Thomé das Letras

A pequena cidade de São Thomé das Letras é considerada um dos destinos mais místicos da região. As razões para essa fama não são poucas, elas vão desde lendas e crendices populares típicas do local até relatos de aparições de naves extraterrestres.

Você pode até se deparar com burburinhos sobre duendes. Mas boa parte dos rumores se deve ao encontro de um escravo fugitivo com um misterioso senhor que muitos passaram a acreditar ser o São Thomé em pessoa. Desde então, a cidade ganhou um apelo sobrenatural.

Mas, independentemente de você acreditar em toda essa aura mística ou não, muitos pontos turísticos fazem com que São Thomé das Letras sempre figure nas listas de quais as cidades do sul de Minas Gerais que valem a visita.

Veja alguns deles:

  • Ladeira do Amendoim: ainda que seja visto como um mistério, o fenômeno que os turistas visualizam na Ladeira do Amendoim tem explicação científica. O local proporciona uma impressionante ilusão de ótica de que os carros sobem o morro sozinhos. Basta soltar o freio de mão e se divertir com essa “gravidade às avessas”.

cidades do sul de minas gerais

  • Igreja Matriz: a igreja de São Thomé das Letras foi inaugurada no século XVIII, no ano de 1785. Ela foi erguida praticamente junto com a cidade e muitas lendas sobre o lugar foram propagadas desde então. O que mais chama atenção é seu estilo rococó e barroco.

quais as cidades do sul de minas

  • Parque Municipal Antônio Rosa: se você não tem medo de passar frio, o parque Antônio Rosa é uma boa pedida. Aos finais de tarde, moradores locais e turistas se aglomeram no local para apreciar o pôr do sol e curtir a paisagem. Mas lembre-se de levar um agasalho pois o vento ao cair da noite torna o clima ainda mais gelado.

quais as melhores cidades do sul de minas

  • Cachoeiras: a rota das cachoeiras de São Thomé das Letras também contribuem com a sua inclusão no rol de melhores cidades turísticas do sul de Minas. A maioria delas tem fácil acesso e infraestrutura próxima para receber os turistas.

cidades turisticas do sul de minas

2. Poços de Caldas

Se você está se questionando sobre quais as cidades do sul de Minas não pode deixar de visitar de jeito nenhum, inclua Poços de Caldas no seu roteiro. Mineiros e visitantes de todo o Brasil buscam pelos efeitos terapêuticos das estâncias hidrominerais da região.

Além do mais, esse é o ambiente ideal para relaxar e aproveitar as paisagens que a natureza oferece. Você certamente voltará para casa com as energias renovadas.

Os principais pontos turísticos são:

  • Estâncias hidrominerais: as águas termais brotam do solo e inclusive justificam o nome de Poços de Caldas. Elas foram descobertas ainda no século XVIII mas só se tornaram atrações turísticas há pouco mais de um século.

cidades turisticas do sul de minas

  • Cachoeira Véu das Noivas: essa cachoeira não tem somente uma, mas sim 3 quedas de água que se assemelham muito ao véu de noivas. Elas têm 10 metros de altura e podem ser observadas a partir de um mirante.quais as melhores cidades do sul de minas
  • Parque Municipal José Affonso Junqueira: depois de tomar seu banho termal, que tal curtir o parque mais famoso de Poços de Caldas? Ele é ótimo para fazer um piquenique, passear ou para uma paradinha no Café Concerto, onde você pode apreciar um saboroso cafezinho mineiro.

quais as cidades do sul de minas

3. Capitólio

Quem busca por quais as melhores cidades do sul de Minas Gerais, não pode ignorar a beleza desse destino. Capitólio é incrivelmente fotogênica e ainda conta com um dos maiores lagos artificiais do planeta.

Confira os principais cartões postais da cidade:

  • Passeio de catamarã: os passeios partem da ponte no Rio Turvo e duram em torno de 3 a até 4 horas. Eles passam pelos cânions da cidade e pela famosa Lagoa Azul.

cidades do sul de minas gerais

  • Paraíso Perdido: sabe aqueles locais paradisíacos que enchem os olhos da gente? O Paraíso Perdido é um deles e, obviamente, faz jus ao nome que recebeu. Ele tem nada menos que 8 quedas de água e 18 piscinas naturais para você e toda a família curtir.

quais as cidades do sul de minas

  • Trilha do Sol: apesar do nome, essa é uma trilha que reúne várias outras trilhas. Você pode escolher por caminhos que levam a cachoeiras, à mata nativa ou às piscinas naturais. Uma dica especial é aproveitar para descer no Escorregador de Pedra.

cidades do sul de minas gerais

  • Morro do Chapéu: para uma vista completa da paisagem e do Lago de Furnas, suba o Morro do Chapéu pois esse é um dos pontos mais altos da cidade.

cidades do sul de minas gerais

4. Monte Verde

Por fim, a “cidade dos namorados” Monte Verde. Ela está entre as cidades turísticas do sul de Minas consideradas mais charmosas. Inclusive há quem a chame de “Suíça mineira”.

Os principais visitantes vêm de São Paulo, que fica há somente 2 horas da cidade. Esse é um destino sofisticado e ideal para quem quer curtir um feriado prolongado a dois.

Dentre as atrações, estão:

  • Patinação no gelo: a pista de Monte Verde fica aberta o ano todo. Ela costuma ser o principal divertimento para famílias com crianças.

quais as cidades do sul de minas

  • Parque Ecológico Verner Griberg: as trilhas no parque podem ser feitas por si só, mas é mais recomendável contar com a companhia de um guia para a sua segurança, especialmente se você quiser explorar os pontos mais intrincados na mata.

quais as cidades do sul de minas

  • Parada da Fonte: produtos artesanais e guloseimas mineiras estão sempre prontas para comercialização na Parada da Fonte. É tudo tão gostoso que acabou virando ponto turístico.

quais as melhores cidades do sul de minas

E então, gostou das dicas de saber mais sobre quais as melhores cidades do sul de Minas? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *