O turismo nas ilhas gregas é um dos mais cobiçados no mundo. Afinal, a Grécia é muito famosa pela sua história e pelos tons de azul belíssimos dos mares que banham seus arquipélagos.

O clima também é excelente. Em especial, no período de alta temporada que vai de junho a setembro.

Porém, se você quiser fugir do agito e preferir um clima menos quente, os meses de outubro a maio também podem ser uma boa pedida. Ainda com a vantagem adicional da redução dos preços.

Contudo, tenha em mente que de dezembro a março, inverno no hemisfério norte, muitos hotéis simplesmente fecham e até mesmo o número de ferrys para circular entre as ilhas é reduzido. Sendo assim, a escolha da época do ano em que vai acontecer a sua viagem é importantíssima.

De qualquer maneira, passar férias na Grécia é um privilégio no qual vale a pena investir. Mas o tipo de roteiro ilhas gregas realizado vai depender muito das suas preferências pessoais e do seu orçamento.

Para ajudar na sua escolha, neste artigo estarão diversas sugestões e dicas práticas. Fique de olho e tire as suas dúvidas sobre as ilhas da Grécia!

ilhas gregas

Informações úteis sobre o turismo nas ilhas gregas

Antes de mais nada, além das dicas que já foram dadas sobre o clima e as melhores épocas do ano para fazer turismo nas ilhas gregas, há mais alguns tópicos que você não pode desconsiderar.

Nestes itens estão algumas informações úteis para que você tenha um panorama geral sobre a geografia das ilhas gregas. Afinal, são nada menos que 6 mil opções! Confira:

  • A maior das ilhas da Grécia é Creta com 4 cidades e muitas praias, entretanto também é a mais afastada do continente;
  • A Grécia têm suas ilhas banhadas por 2 mares: o Jônico e o Egeu;
  • As ilhas mais econômicas e tranquilas são as do mar Jônico, tais como: Zakynthos, Kefalonia e Corfu;
  • As ilhas mais famosas e valorizadas são as do mar Egeu, tais como: Milos, Santorini, Delos, Rhodes e Mykonos;
  • O transporte de passageiros entre as ilhas é muito eficiente, com um sistema de ferry boats que inclusive podem levar automóveis;
  • As únicas ilhas que possuem aeroporto são Cefalônia, Rhodes, Corfu, Santorini, Zakynthos, Mykonos e Creta, mas elas não ligam uma ilha à outra e sim ao aeroporto de Atenas, capital grega que fica no continente.

turismo nas ilhas gregas

turismo nas ilhas gregas

ilhas gregas

Pronto! Agora que você já tem esses importantes dados iniciais, vamos para as sugestões de roteiro ilhas gregas propriamente ditas.

Melhores roteiros para conhecer as ilhas da Grécia

A partir de agora, você terá 3 sugestões de roteiros considerando diferentes preferências, ocasiões e custos. Escolha a que melhor combina com o que você procura!

1. Roteiro ilhas gregas: opção econômica

Em tempos de crise, é melhor começar logo com uma opção mais econômica de roteiro ilhas gregas, não é mesmo? Mas não pense que abrir mão de um pouco do luxo tornará a viagem menos proveitosa. Muito pelo contrário!

Um exemplo que deixa clara essa premissa é a praia de Navagio Beach, na ilha de Zakynthos. Ela foi eleita como a praia mais bonita do planeta diversas vezes. Em contrapartida, tem preços super acessíveis.

Se você quer conhecer as ilhas gregas sem peso no bolso e na consciência, aposte nas ilhas do mar Jônico. Aqui está uma sugestão de roteiro:

  • Corfu: aproveite para explorar a ilha mais verde da Grécia, se surpreenda com cada cantinho encantador dessa paisagem e não deixe de visitar seus principais cartões postais, a praia de Logas (Sunset Beach) e o Cape Drastis;

ilhas da grecia

  • Lefkada: visite o vilarejo de Agios Nikitas e não perca o azul intenso e translúcido das praias de Megali Petra, Kavalikefta e Gialos Beach (nessa última o mar é tão calmo que dá para dormir flutuando sobre ele);

ilhas da grecia

  • Kefalonia: fique deslumbrado(a) com o azul turquesa da Myrtos Beach, visite a caverna do Lago Melissani e o Monastério de Saint Gerasimos;

roteiro ilhas gregas

  • Zakynthos: além da famosa Navagio Beach, o que não faltam são atrações em Zakynthos, como as Cavernas Azuis, os passeios que partem do Porto Vromi e vista privilegiada do vilarejo de Katastari.

ilhas gregas

2. Roteiro ilhas gregas: opção romântica

Um dos roteiros mais clássicos para quem está passando lua de mel nas ilhas da Grécia é o que inclui Mykonos e Santorini, ambas no mar Egeu. Aliás, muitos hotéis já são preparados para a recepção de casais com uma infraestrutura especial para proporcionar momentos românticos e inesquecíveis.

Confira a recomendação de roteiro:

  • Mykonos: é um destino mais glamouroso e sofisticado com muitos beach clubs, mas também com pontos turísticos pitorescos como a Little Venice (Pequena Veneza) e os moinhos de vento;

ilhas gregas

  • Santorini: é um destino menos badalado e mais popular, mas incrivelmente belo. Não deixe de visitar Óia ao pôr do sol, a Praia Vermelha, a Praia Preta e a Praia Branca.

turismo nas ilhas gregas

3. Roteiro ilhas gregas: opção aventureira

Se você tem um espírito aventureiro e quer explorar ao máximo os seus dias de turismo nas ilhas gregas, procure incluir o maior número possível de ilhas no seu roteiro. De acordo, é claro, com os dias que você tem disponíveis para a viagem.

Recomenda-se pelo menos 3 dias no continente para conhecer a riqueza histórica de Atenas. Já na porção insular não tem jeito – quanto mais dias, melhor! Em cerca de 14 dias já é possível ter uma boa experiência com diversas ilhas diferentes.

Além das ilhas já citadas (Corfu, Lefkada, Kefalonia, Zakynthos, Mykonos e Santorini), inclua no seu roteiro:

  • Creta: a maior ilha grega tem milhares de atrações, mas ficam como dicas preciosas alguns tesouros como a praia de Seitan Limani, as grutas de Matala e o vilarejo com ar medieval de Rethymo;

turismo nas ilhas gregas

  • Milos: não deixe de visitar a famosa praia de Sarakiniko e recarregue as energias no Restaurante Sirocco que tem preços bons e uma bela vista para o mar;

ilhas da grecia

  • Ios: essa é a ilha da vida noturna e do entretenimento, mas você também pode aproveitar a beleza de praias como Maganari e Agios Theodoti;

roteiro ilhas gregas

  • Naxos e Paros: são duas ilhas próximas e que podem ser visitadas no mesmo dia, com cenários paradisíacos e diversos pontos onde é possível praticar esportes radicais;

ilhas gregas

  • Skópelos: para fechar com chave de ouro, a ilha que serviu de cenário para a produção cinematográfica Mamma Mia. A propósito, se você ainda não assistiu, procure esse filme para ontem pois ele mostra muito de todas as belezas que as ilhas gregas oferecem!

turismo nas ilhas gregas

Com todas essas dicas, só resta se planejar e preparar as malas! Bom divertimento!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *