Em busca de lugares legais para viajar sozinha? Neste artigo você encontrará diversas dicas para planejar o seu roteiro e escolher o destino ideal para a sua viagem!

Quem nunca passou pela experiência de viajar sozinha tende a ficar receosa só de pensar nessa ideia. No entanto, deixar de usufruir da vida por medo não tem nada a ver com independência e empoderamento feminino, não é mesmo?

Diversos relatos de mulheres que viajaram sozinhas deixam bem claro que essa é uma experiência enriquecedora. Não é à toa que essa tendência tem sido cada vez mais aceita e ganhando tantas adeptas.

Vagens solo podem ser verdadeiras aventuras que transformam a autoestima e a autoconfiança de uma pessoa. A sensação de liberdade acaba invadindo os mais variados âmbitos da vida dela.

No entanto, é claro que alguns cuidados devem ser considerados. A começar pelo planejamento e informações relevantes sobre o destino escolhido. Assim, você pode viajar com toda a segurança e se sentir ainda mais motivada com a partida.

Pensando nisso, preparamos um guia completo. Aqui você encontrará uma série de dicas e motivos para embarcar nessa aventura. Além, é claro de uma lista incrível de lugares bons para viajar sozinha no Brasil e no exterior.

Bora conferir? Boa leitura!

Melhores lugares para viajar sozinha

Mas afinal, por que viajar sozinha?

Há uma infinidade de motivos para viajar contando somente com a própria companhia. Porém, para ilustrar melhor essas razões, vejamos alguns dos pontos destacados por quem entende do assunto.

Aqui vão alguns destaques feitos pela Angie, do blog Apure Guria:

Sensação de liberdade

Quando viajamos com familiares ou amigos é preciso se adaptar não somente ao lugar como também às vontades das outras pessoas. Todavia, ao viajar por conta própria, as escolhas são todas suas. Essa sensação de liberdade e autonomia compensa os pequenos esforços.

Aumento da confiança e autoestima

Elaborar todo o roteiro de viagem do início ao fim e usufruir dele no seu próprio tempo é excelente para confiar em si mesma e ter mais autoestima. Você é capaz e o seu destino está nas suas mãos!

Aprendizado

Quando se está sozinha, é preciso aprender a se virar na marra. Imprevistos infelizmente acontecem, mas você se sentirá cada vez mais confiante para lidar com eles, seja na viagem de férias ou na vida.

Novas amizades

Além de conhecer lugares legais para viajar sozinha, você acaba se encontrando com pessoas bacanas pelo caminho. Tem muita gente boa e gentil nesse mundo, é só prestar atenção e estar aberta a novas amizades.

Perder a vergonha

Muitas pessoas têm vergonha de pedir favores, de dizer não e até mesmo de falar em outra língua. Sozinha, você acaba perdendo essa timidez e quando menos percebe já superou as próprias inseguranças.

lugares no brasil para viajar sozinha

Enfrentar os próprios medos

E por falar em insegurança, não podemos nos deixar vencer pelo temor. Uma viagem sozinha é uma ótima oportunidade de transformar o medo em coragem.

Como planejar a sua viagem sozinha

Não basta conhecer bons lugares para viajar sozinha. Isso é fundamental mas também é preciso pensar nos detalhes independentemente de qual for o seu destino.

A viajante solo Denise Tonin dá algumas dicas:

Escolha um lugar que combine com você

Sua viagem deve ser única e exclusivamente pensada em você mesma e não no que os outros vão pensar. Por isso, escolha um lugar especial que você realmente goste e que faça você se sentir à vontade.

Seja consciente das suas limitações

Se você quer viajar sozinha para o exterior, escolha um local com um idioma que você domine. Caso não esteja segura no Inglês, que tal um país latino americano para que a comunicação transcorra de maneira mais fluída? Também há lugares para viajar sozinha no Brasil que são muito bacanas.

Pesquise e planeje

Quem pensa que vida de viajante é só sombra e água fresca está muito enganado. Cada viagem exige bastante pesquisa e planejamento.

Porém, não veja isso como uma tarefa árdua e sim como um momento de enriquecimento pessoal imprescindível para o sucesso da sua jornada. Na dúvida, um agente de viagens pode ajudar você nessa tarefa.

Alguns exemplos de itens a serem considerados são:

  • Em destinos internacionais: necessidade de visto, conversão da moeda, costumes e roupas que podem ser encarados falta de respeito;
  • Em qualquer destino nacional ou internacional: melhor maneira de chegar lá, hospedagem, como circular na cidade, que lugares visitar, como é o clima em cada época do ano.
  • lugares para viajar sozinha em sp

Faça um roteiro

Mesmo que depois você opte por não cumprir 100% com o planejado, faça questão de montar um roteiro diário com uma programação básica para cada dia que estiver viajando. Só não exagere no dia de chegada e de saída que costumam ser os mais cansativos.

Selecione a hospedagem com cautela

Lugares bons para viajar sozinha normalmente têm boas alternativas de hospedagem. Afinal de contas, esse é um dos tópicos mais relevantes da sua viagem. A estadia deve ser tranquila, confortável e com possibilidade de circular a pé ou que tenha transporte público próximo.

Quartos privativos e compartilhados também têm suas vantagens e desvantagens. Por isso, pense bem antes de optar por hotel ou hostel.

Programa tours

Em cidades turísticas bem movimentadas, os passeios e tours costumam ser disputados, ainda mais se for na alta temporada. Programe aqueles que você não quer perder com antecedência para reservar seu lugar e até mesmo pagar mais barato.

Tenha bons “companheiros” na mala

Alguns itens são fundamentais para quem viaja sozinha. Faça uma lista de “companheiros” indispensáveis, como livros, aplicativos no celular, caderninho de anotações, câmera fotográfica, entre outros.

Selecione alguns restaurantes previamente

O momento da refeição pode ser solitário quando se viaja solo. Caso não esteja acostumada com isso, selecione alguns restaurantes descolados previamente e sinta-se confiante para conhecer o cardápio quando chegar.

Priorize sua saúde e segurança

Coloque o seu bem estar sempre em primeiro lugar. Quando viajar sozinha, lembre-se que problemas de saúde e até mesmo possíveis furtos terão de ser resolvidas por você mesma.

Um seguro viagem é essencial nessas situações. Ele traz muito mais tranquilidade e é importante mesmo que desejemos nunca ter que utilizá-lo.

Fora do país, esses cuidados precisam ser redobrados. Por isso, em uma primeira vez talvez você prefira lugares no Brasil para viajar sozinha.

Viaje leve!

Não importa qual for o seu eleito entre os as possibilidades de lugares para viajar sozinha, viaje leve e com pouca bagagem! Você será a única responsável por se virar com as malas, então só carregue o que for necessário de fato.

Uma sugestão é evitar muitas roupas extravagantes. Prefira peças básicas e complemente com acessórios que ajudam a montar um look diferente.

Tenha um plano B

Essa última dica é, na verdade, vinda diretamente do blog Ideias na Mala da Mari Vidigal. Ela ressalta a importância de sempre ter um plano B em mente para se salvar dos perrengues e imprevistos no meio do caminho. Mudar a programação de última hora não é o fim do mundo, ainda mais quando você já tem algo em mente.

lugares para viajar sozinha

Melhores lugares para viajar sozinha

Agora que você já está por dentro de algumas dicas iniciais sobre viagens por conta própria, chegou o momento de vislumbrar algumas possibilidades reais. Logo mais você encontrará listas com alguns dos melhores lugares para viajar sozinha.

A lista estará dividida em:

  • Lugares no Brasil para viajar sozinha;
  • Lugares para viajar sozinha no exterior.

E aí, pronta para tomar nota dessas sugestões? Vamos lá!

Lugares para viajar sozinha no Brasil

Existem muitas alternativas interessantes de lugares para viajar sozinha no Brasil. Veja algumas delas:

1. Porto Seguro, Bahia

O estado da Bahia é um verdadeiro espetáculo natural e histórico. Dentre os destaques do litoral está Porto Seguro. Uma cidade reconhecida pelo seu potencial turístico e que se adapta super bem às expectativas de quem está viajando sozinha.

Ali você poderá relaxar na praia de Curuípe, conferir o artesanato indígena na praia da Coroa Vermelha, aproveitar as apresentações de músicos locais nas ruas da cidade, curtir a vida noturna efervescente na Passarela do Descobrimento e conhecer a culinária típica nordestina.

lugares para viajar sozinha

2. Ouro Preto, Minas Gerais

Dentre as diversas cidades turísticas mineiras, Ouro Preto é um dos destaques. Esse é um lugar tranquilo e carregado de história, com sua arquitetura barroca e ar bucólico.

A cidade é ideal para constar na lista de lugares para viajar sozinha em Minas Gerais pela sua calmaria do interior. Mas ela tem muitos atrativos de cair o queixo.

Você certamente vai ter bons momentos passeando pelas ladeiras de pedra, visitando os antiquários e degustando a culinária típica. Também aproveite para dar uma passadinha no Museu Aleijadinho e, caso busque por mais aventura, faça um tour pela Mina da Passagem.

lugares para viajar sozinha no exterior

3. Paraty, Rio de Janeiro

Se você não se sente segura com a violência da capital do Rio de Janeiro, que tal explorar as cidades do interior? Paraty é uma ótima escolha.

A cidade é repleta de casarões do século 17, tem praias lindíssimas e recebe todos os anos a maior festa literária do Brasil (FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty) nos meses de julho e agosto. Aliás, se for nessa época para lá é importante se programar com antecedência.

melhores lugares para viajar sozinha

4. São Paulo, SP

A capital econômica do Brasil é muito mais do que uma selva de pedras. Você pode se divertir (e muito!) em São Paulo.

Algumas dicas de passeios bacanas na capital são o Parque do Ibirapuera, o MASP (Museu de Arte de São Paulo) que fica em plena Avenida Paulista, o Beco do Batman, o Mercado Municipal, os Jardins do Ipiranga e o Parque da Aclimação. A mobilidade é ampla para conhecer isso tudo e muito mais.

Se a sua vibe é mais urbana, com toda certeza a maior cidade da América Latina é uma boa pedida para a sua viagem solo. O ar cosmopolita vai te conquistar.

Isso sem falar nos lugares para viajar sozinha em SP que são próximos da capital, como Águas de Lindoia, Atibaia, Cananeia, Embu das Artes e Santos. Basta escolher e fazer aquele “bate e volta”.

lugares para viajar sozinha em sp

5. Florianópolis, Santa Catarina

A famosa Ilha da Magia é capaz de unir diversão e calmaria em um único pacote de viagens. Você pode conciliar esses momentos super distintos com toda facilidade.

As praias são impressionantes, especialmente a da Joaquina, a Praia Mole, a Praia da Galheta e Jurerê. A Lagoa da Conceição, que fica praticamente no meio da ilha, também é uma parada obrigatória, tanto para o banho em suas águas rasas como para curtir os bares e vida noturna.

Não deixe de caminhar pela orla da praia próxima à Avenida Beira Mas e tirar uma foto da ponte Hercílio Luz. Floripa é um passeio inesquecível.

lugares legais para viajar sozinha

6. Curitiba, Paraná

A capital do Paraná é uma sugestão ótima de lugares no Brasil para viajar sozinha. A cidade é bem organizada, limpa, segura e com diversas atrações. Os inúmeros parques estão entre os maiores patrimônios naturais e históricos da região.

O serviço de transporte público também funciona super bem e garante a mobilidade. Você pode pegar o ônibus turismo e circular pela cidade toda passando pelos principais pontos com direito a vista panorâmica do segundo andar do veículo.

Não deixe de visitar o Parque Barigui, o Parque Tingui, o Jardim Botânico e as badaladas opções do Bairro Batel à noite. O Largo da Ordem é repleto de bares e casas noturnas também. As chances de transtornos são baixíssimas.

lugares legais para viajar sozinha

7. São Thomé das Letras, Minas Gerais

Mais um dos lugares para viajar sozinha em Minas Gerais é São Thomé das Letras, conhecida como um destino com clima sobrenatural e mágico. As atrações esotéricas e rústicas podem ser uma boa escolha se você quer um encontro consigo mesma.

As belezas naturais e as cachoeiras complementam o clima zen. Inclua no seu roteiro o pôr do sol na Casa da Pirâmide, uma parada na Gruta de Sobradinho e um tour pelo Vale das Borboletas. Sem sombra de dúvidas, será encantador.

lugares bons para viajar sozinha

8. Bonito, Mato Grosso do Sul

Se você curte ecoturismo, saiba que Bonito é um destino mais do que recomendado, é imperdível! Muitas pessoas sequer imaginam que o Mato Grosso do Sul esconde belezas tão impressionantes.

Ali você pode mergulhar com os peixes em águas cristalinas, relaxar em meio à mata nativa respirando ar puro, caminhar pelas trilhas e muito mais. É uma viagem solo, no mínimo, terapêutica.

lugares no brasil para viajar sozinha

9. Holambra, São Paulo

Conhecida como a Holanda brasileira, a cidade de Holambra é um dos melhores lugares para viajar sozinha em SP. Ela fica bem pertinho de Campinas e é repleta de atrativos.

Além do famoso festival Expo Flora, você também encontra arquitetura típica holandesa, gastronomia rica em quitutes deliciosos e muitos produtos artesanais. Dá até para garantir bulbos de tulipas para trazer mais vida para o seu jardim quando retornar para casa.

lugares para viajar sozinha em minas gerais

10. Chapada Diamantina, Bahia

Os cânions, trilhas, cavernas, vales e grutas da Chapada Diamantina são uma ótima alternativa para aventureiras solitárias. Essa é uma região baiana que fica entre diversos municípios, mas a porta de entrada normalmente é a cidade de Lençóis.

O clima é agradável e, no geral, o passeio é muito seguro. No entanto, se você quiser mais segurança antes de se arriscar ou não tiver muita experiência com trakking, pode fazer a travessia do vale com o suporte de guias turísticos e em grupos.

Se você for, não deixe de tirar uma fotografia do pôr do sol no Morro do Pai. É um cartão postal fantástico.

lugares para viajar sozinha em minas gerais

11. Jericoacoara, Ceará

As praias nordestinas atraem não somente brasileiros como também turistas de todo o mundo. Jericoacoara está entre as mais recomendadas, principalmente se você quer se banhar em águas calmas, rasas e mornas.

O cenário é paradisíaco. Deite-se nas redes à beira mar e desfrute do momento pois ele será somente seu!

lugares para viajar sozinha no brasil

12. Itu, São Paulo

Em busca de um destino curioso e divertido? Então um dos lugares para viajar sozinha em SP mais indicados é Itu. Isso mesmo, aquela cidade onde tudo é gigante.

Além dos artefatos e monumentos peculiares em termos de tamanho, essa cidade também tem muitos tesouros históricos que vale a pena conhecer. Se você gosta de arte e cultura, vai adorar o passeio.

lugares para viajar sozinha

13. Floresta Amazônica, Amazônia

A Floresta Amazônica é um patrimônio mundial e não somente brasileiro. Essa região inspiradora e misteriosa atrai visitantes do exterior o tempo todo mas, na maioria das vezes, passa batida nas escolhas de quem é daqui.

Por mais desafiador que seja explorar algumas das áreas, o contato com a floresta é uma experiência única e enriquecedora. Caminhar pelas trilhas na mata nativa, saborear a culinária típica e passear de barco por alguns dos maiores rios do mundo é algo que certamente vai transformar o seu modo de ver a vida.

lugares para viajar sozinha

14. Cambará do Sul, Rio Grande do Sul

Bem próximo à Serra Gaúcha e Catarinense está o cânion de Cambará do Sul. Paredões gigantescos demarcam a entrada para os parques de Aparados da Serra e da Serra Geral.

Além das características geográficas grandiosas, a região também tem muitas cachoeiras e uma flora exuberante. Não é por mero acaso que muitas novelas e séries tiveram esse cenário usado em suas gravações, como por exemplo A Casa das Sete Mulheres.

Como se não bastasse a contemplação da natureza, também se encontra nas proximidades um dos mais importantes templos budistas do Brasil. Essa é uma viagem que você vai até preferir fazer sozinha do que acompanhada, pode apostar.

lugares para viajar sozinha

15. Belo Horizonte, Minas Gerais

Para encerrar essa lista, mais um dos lugares para viajar sozinha em Minas Gerais. E nada melhor do que a capital do estado, uma cidade simpática e rodeada por belas montanhas.

A arquitetura e traços urbanísticos chamam a atenção dos visitantes. A Igreja de São Francisco de Assis, uma obra importantíssima projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer é um ponto turístico obrigatório. Isso sem falar no restante do Complexo Arquitetônico da Pampulha.

Esse é um passeio que contempla os anseios de pessoas de todas as faixas etárias. Pode ser uma ótima opção para a sua primeira aventura a sós consigo mesma.

lugares para viajar sozinha

Lugares para viajar sozinha no exterior

Quer ser mais ousada e explorar lugares para viajar sozinha no exterior? Se a resposta for positiva, dê uma olha com atenção nas próximas dicas. Se ainda não for o momento, confira mesmo assim para já ir projetando suas aventuras futuras.

1. Argentina

A Argentina costuma ser o primeiro destino internacional dos brasileiros pela sua proximidade geográfica com o nosso país. Esse é um território muito rico culturalmente e avançado em termos sociais.

Outra vantagem é a economia, inclusive no câmbio da moeda. A capital Buenos Aires, por exemplo, têm milhares de opções de acomodação para todos os bolsos e oferece uma ótima mobilidade em suas largas avenidas.

Se for para comparar com o Brasil, Buenos Aires tem quase as mesmas características de São Paulo. No entanto, é um pouco mais calma e tem bairros muito pitorescos que remetem a paisagens europeias.

Saindo da região metropolitana, outras cidades também valem a visita. Mendoza, à beira da Cordilheira dos Andes na divisa com o Chile é de tirar o fôlego. Vinícolas famosas no mundo todo têm sede ali.

lugares para viajar sozinha

2. Uruguai

Uma lista rápida de motivos para visitar o Uruguai vai mostrar como esse é um destino estratégico para quem quer viajar para fora do Brasil sozinha:

  • Dá para viajar para lá sem ter passaporte, somente com o RG;
  • Dá para usar reais pois eles costumam ser muito bem aceitos por lá;
  • Dá para viajar para o Uruguai e dentro dele de ônibus;
  • Dá para fazer um bate e volta para Buenos Aires de barco partindo de Colônia de Sacramento;
  • Dá para viajar tranquilamente de carro pelas belas estradas do país, seja alugando um ou indo com o seu.

A capital Montevidéu é linda e tem atraído muitos brasileiros inclusive para estabelecer residência por lá devido ao turismo canábico. Mas as praias próximas à região metropolitana como Punta Del Este, Punta Ballena, Cabo Polônio e La Paloma merecem a sua atenção da mesma forma.

lugares para viajar sozinha

3. Peru

A história do povo peruano é milenar. Nesse país você encontra museus a céu aberto, como o sítio arqueológico de Machu Picchu.

A comida é fantástica, com quitutes culinários que certamente vão fazer você se apaixonar ainda mais pela nação. Dentre as melhores cidades para ficar, estão a capital Lima e Cusco.

Não é raro encontrar pessoas viajando sozinhas por lá. Não somente brasileiras mas das mais variadas partes do mundo. Em geral, elas estão em busca de uma jornada espiritual consigo mesmas.

lugares para viajar sozinha

4. México

O México não poderia faltar na lista de lugares para viajar sozinha pois quem vai, normalmente quer voltar mais vezes. Esse é um destino barato, com muitas atrações naturais e históricas, isso sem falar na culinária típica inconfundível.

A capital Cidade do México se assemelha com a correria e imensidão de São Paulo. Mas de lá você pode viajar para destinos inusitados como Acapulco, aquela praia maravilhosa que aparecia na série de televisão Chaves.

lugares para viajar sozinha

5. Itália

Muitas mulheres foram inspiradas a começar a viajar sozinhas graças ao livro Comer, Rezar e Amar, adaptado para o cinema com a participação da atriz Julia Roberts. A Itália estava no destino da personagem e certamente vale considerar inclui-la no seu.

Além da famosa culinária, os vestígios históricos da civilização romana oferecem uma infinidade de atrações turísticas. São desde grandes arenas como o Coliseu até banhos termais relaxantes que fazem parte da tradição local.

Os museus, a arte, a cultura, a arquitetura, a paisagem… tudo é grandioso e emocionante. Seja na capital ou nas demais cidades do norte ao sul da “bota”, o que não faltam são destinos maravilhosos.

O melhor de tudo é que os italianos são muito receptivos com o povo brasileiro. Eles costumam abrir aquele sorriso quando percebem o sotaque daqui e esbanjam simpatia.

Além disso, o sistema de transporte dentro da Itália é muito organizado. Você pode conhecer praticamente o país todo de trem por conta própria ou em uma das milhares de opções oferecidas pelas agências de turismo em ônibus fretados com guias.

Se quiser um tour mais sofisticado, vá para o norte, passando por Veneza, Milão, Verona e as cidades na divisa com a Suíça. Se quiser um tour mais simples, vá para o sul e passe por Pompeia, Nápoles e pela Costa Amalfitana.

lugares para viajar sozinha no brasil

6. Inglaterra

Uma boa indicação entre os lugares para viajar sozinha é a Inglaterra por um simples motivo: esse é conhecido como um dos países mais corretos e pontuais do mundo. Se você domina a língua inglesa, vai se dar muito bem sozinha por lá.

O melhor é que o passeio não se restringe a Londres, que é maravilhosa e cosmopolita sem perder o charme. Também é possível visitar de trem ou ônibus cidades como Oxford, Liverpool (a cidade dos Beatles), Birmingham, Stratford-Upon-Avon e até mesmo as misteriosas ruínas de Stonehenge.

Se ficar em Londres, não deixe de passar pelo bairro Pimlico, nas proximidades da icônica usina Battersea Station que aparece na capa de um dos álbuns do Pink Floyd. Ali é um reduto de brasileiros e portugueses onde você pode matar a saudade da língua natal.

lugares para viajar sozinha em minas gerais

7. Grécia

Cenários paradisíacos estão para todos os lados nas ilhas gregas. Muitas pessoas viajam sozinhas para conhecer Santorini, uma das menos badaladas entre as mais conhecidas e, por consequência, mais econômicas.

A cor azul turquesa da água do mar vai deixar você sem palavras. A culinária é leve e saborosa, com direito a muitas saladas regadas com azeite de oliva e peixes do Mar Mediterrâneo.

A língua é um dos desafios mais complexos. Mas se você fala inglês, poderá se virar muito bem. Até mesmo as placas vêm com a tradução para facilitar a vida dos turistas.

Além das ilhas, a parte continental da Grécia também é extremamente bela. As ruínas em Atenas atraem muita gente pelo seu valor histórico e monumental.

lugares no brasil para viajar sozinha

8. Portugal

Portugal é considerada por muitos brasileiros como a nossa pátria mãe, devido à colonização. Dentre os seus principais atrativos, está toda a parte cultural e religiosa típica das terras lusitanas.

Esse é um destino ideal para quem quer ir para a Europa mas só sabe falar português. Ainda que com algumas diferenças, a comunicação é bastante tranquila entre brasileiros e portugueses.

O tamanho do território do país é menor do que o nosso estado de Santa Catarina. De qualquer forma, há muito para ser explorado por lá. O eixo Lisboa a Porto é o mais procurado pelos turistas. Porém, você pode ir além e conhecer mais cidades, como o vilarejo Monsaraz e seu visual medieval.

lugares bons para viajar sozinha

9. Kenya

Se você está em busca de lugares para viajar sozinha no exterior não só pelo glamour mas sim por buscar um sentido na sua vida, por que não ajudar quem precisa?

Desde que a missionária e modelo Rafa Kalimann contou um pouco da sua experiência no programa Big Brother Brasil, mais pessoas começaram a considerar a ideia de ir para África para praticar o voluntariado. O Kenya é o destino ideal para isso.

Muitas Organizações Não Governamentais prestam suporte para quem quer se voluntariar. Você pode ajudar na organização de bibliotecas, ensinando o seu idioma para as crianças, participando em mutirões com pessoas de todo o mundo e muitos mais. É uma experiência de vida inesquecível.

lugares legais para viajar sozinha

10. Nova Zelândia

Exceto pelos terremotos eventuais, um dos lugares mais seguros para quem está viajando sozinha é a Nova Zelândia. Esse é um país com uma das melhores avaliações em termos de qualidade de vida do mundo.

A natureza é de tirar o fôlego. A organização das cidades impressiona. Além disso, há muito incentivo do governo para conhecer o país, com excelente infraestrutura nos trajetos mais procurados.

lugares legais para viajar sozinha

11. Santiago de Compostela, Espanha

O caminho de Santiago de Compostela atrai peregrinos solitários e em grupo há muitos anos. Tanto que esse trajeto foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Esse é o tipo de viagem ideal para quem quer uma jornada espiritual consigo mesma. Não é por acaso que esse caminho aparece em tantas obras literárias e do cinema com essa temática.

Além da peregrinação, a cidade de Santiago também é interessante para quem quer apenas turistar. Ela é pequena, pacata e tem muitos atrativos.

Também dá para fazer um passeio de um dia até La Coruña. Essa é uma cidade praiana vizinha, super charmosa e receptiva.

Santiago de Compostela

12. Chile

Mais uma possibilidade relativamente próxima do Brasil e riquíssima em paisagens encantadoras. O Chile é um país de extremos, com montanhas e desertos cinematográficos de norte à sul.

A capital Santiago é ótima para se conhecer numa aventura sozinha. Já no litoral, as recomendações são Viña Del Mar e Valparaíso, sendo a primeira mais sofisticada e a segunda mais colorida e vívida.

Mais ao sul, a cativante Pucón também têm se tornado uma referência para viajantes de todo o mundo. Já ao norte, as excursões pelo Deserto do Atacama são a melhor pedida.

melhores lugares para viajar sozinha

Dicas para viajar sozinha sem se sentir solitária

Agora que você já tem algumas recomendações de melhores lugares para viajar sozinha, aqui vão algumas dicas de como não se sentir solitária na sua jornada. Elas foram propostas pela Amanda Noventa, autora do livro Histórias para Viajar. Veja só:

Esteja aberta a possibilidades

Cada viagem é uma nova experiência. Não deixe que o medo, o estresse e os compromissos interfiram nela negativamente. Para tanto, se abra às novas possibilidades que a viagem proporciona, inclusive novas amizades e amores.

O mundo não é tão grande quanto parece

O mundo é pequeno e é muito comum encontrar brasileiros ao redor do mundo todo, seja na fila para entrar em um museu ou na mesa ao seu lado no restaurante. Até mesmo no Brasil você pode se deparar com amigos por coincidência nos lugares menos prováveis. Aproveite para trocar uma ideia ou se divertir.

Hospede-se em um local animado

Os hostéis estão entre as principais escolhas de acomodação para mochileiros e viajantes solo. As áreas de convivência costumam ser animadas e propiciar uma troca cultura incrível.

lugares para viajar sozinha

Não passe o tempo todo dormindo

Tenha horário para acordar e viva a sua viagem intensamente. Não se feche no quarto do hotel pois isso sim pode ser bastante solitário.

Vivencie a cultura local

Aproveite para conhecer festejos locais, o artesanato da região, converse com os moradores da cidade e vivencie a cultura local. Essa é uma das melhores lembranças que você trará na bagagem.

lugares para viajar sozinha no brasil

Saia da famigerada zona de conforto

Viva cada momento, mesmo que para isso seja preciso sair da zona de conforto. Tenha “cara de pau” e pergunte informações, puxe conversa, interaja. Isso faz toda a diferença!

Sugestões para a sua primeira viagem sozinha

Nesse ponto, você provavelmente já esteja se sentindo mais confiante para explorar lugares legais para viajar sozinha, certo? Por isso, aqui vão algumas sugestões práticas da Maryana Teles, uma apaixonada pelas viagens solo. Confira!

  • Você se basta e a sua companhia é mais do que suficiente para uma viagem memorável;
  • Coloque os medos em segundo plano e não deixe eles superarem a sua vontade de partir para uma aventura;
  • Tenha seu roteiro bem planejado, inclusive impresso;
  • Baixe aplicativos úteis no seu celular, como o Google Maps e o Google Tradutor;
  • Faça passeios guiados normalmente oferecidos em cidades turísticas, eles são ótimos para aprender, explorar, criar vínculos e fazer amizades;
  • Não deixe que o medo da violência paralise você, caso contrário nunca sairá de casa;
  • Prefira sempre um mochilão para ter mais flexibilidade e mobilidade na viagem;
  • Comece com viagens de poucos dias.

Já a Mayara Benatti do Dicas de Mulher recomenda:

  • Tenha telefones úteis sempre em mãos, como o do lugar aonde você está hospedada, taxi, números de emergência, entre outros;
  • Jamais esqueça dos seus documentos e tenha todo cuidado possível com o seu passaporte no exterior;
  • Saiba administrar o seu dinheiro, em especial nas viagens para outros países, conferindo a necessidade de desbloquear o cartão de crédito internacional antes de partir.

Dicas de como tirar fotos viajando sozinha

Você descobriu lugares bons para viajar sozinha e quer registrar cada momento? Então veja agora algumas dicas do blog Vida de Mochileira de como fazer fotografias bonitas mesmo viajando sozinha:

  • Não seja tímida e peça ajuda para alguém tirar uma foto sua, muitas vezes até os guias dos passeios se disponibilizam;
  • Quando avistar um casal tentando tirar uma selfie, se ofereça para tirar a foto e depois peça para um deles tirar a sua também (o mesmo se aplica para quem está tentando tirar selfie sozinho);
  • Aprenda a usar o timer da sua máquina fotográfica ou celular basta acionar e correr para a pose;
  • Tenha um pau de selfie ou aprenda a fazer selfies em ângulos que contemplem melhor a paisagem;
  • Deixe o celular ou a máquina apoiada em algum lugar filmando, depois escolha os melhores frames para transformar em foto.

Viu só? É possível se virar sozinha e com o tempo você vai desenvolver essas habilidades, aprimorando cada vez mais as suas fotografias.

lugares no brasil para viajar sozinha

Concluindo…

Para finalizar, fica uma mensagem inspirada pela “Carta pra quem não tem coragem de viajar sozinha” do blog Janelas Abertas.

A imensidão do mundo não deve nos assustar, mas sim nos motivar. Mesmo que dê aquele frio no estômago, dê um passo de cada vez e siga em frente.

Pode não ser uma viagem distante. Até mesmo um passeio até à cidade vizinha já está valendo.

Pode não ser uma viagem longa. Só um fim de semana prolongado longe do marasmo da rotina do dia a dia já pode ser o suficiente para recarregar as energias.

Alguns clichês são mais do que verdadeiros.

Dentre eles, aquele que diz que só se vive uma vez. Você deve aproveitar cada segundo da vida e fazer o que gosta, inclusive curtindo a própria companhia sem depender dos outros.

Toda mulher pode se apaixonar por si mesma se for capaz de se dar essa chance. Viajar sozinha é uma excelente oportunidade para ter mais autoconhecimento, autoconfiança e superar limites.

Faça as malas e se permita explorar lugares e possibilidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *