12 Melhores Pontos Turísticos do Rio de Janeiro [Atualizado 2020]

Está programando a próxima viagem de férias depois da quarentena e quer conhecer os pontos turísticos do Rio de Janeiro? Aqui você vai encontrar uma série de dicas valiosas!

O estado do Rio de Janeiro é repleto de belezas naturais. Além disso, tem como capital uma das metrópoles mais importantes do mundo inteiro.

Não é por mero acaso que turistas gringos adoram as atrações da cidade e região. Assim como os turistas de outras partes do país, é claro!

Mas afinal, o que é que o Rio de Janeiro tem de tão especial? Bem, é isso que veremos nos próximos itens, incluindo alguns pontos turísticos do Rio de Janeiro grátis!

Não perca! Embarque nessa conosco!

1. Pão de Açúcar

O Pão de Açúcar é uma formação rochosa com altitude de 400 metros acima do nível do oceano.

Esse relevo está entre os cartões postais da cidade maravilhosa, especialmente devido ao famoso passeio de bondinho/teleférico.

Ao realizar o passeio, você também consegue observar outros pontos turísticos do Rio de Janeiro lá das alturas, incluindo a ponte Rio-Niterói e a Praia de Ipanema.

O trajeto é feito em duas partes, onde há a troca de bondinho e você pode aproveitar para tomar um drink e fazer compras de souvenires.

pontos turisticos do rio de janeiro

2. Estádio do Maracanã

Os fanáticos por futebol não podem deixar de visitar um dos mais importantes estádios do Brasil, que inclusive foi palco de copas do mundo históricas. Depois de uma reforma realizada em 2013, o estádio foi reaberto com muitas novidades.

O tour pode ser programado para ter o acompanhamento de um guia e conferir de perto o gramado os vestiários e o hall da fama das estrelas que disputaram partidas ali. É diversão garantida para toda a família.

pontos turisticos do rio de janeiro gratis

3. Lagoa Rodrigo de Freitas

Quer um passeio por pontos turísticos do Rio de Janeiro grátis? Então, não perca a chance de visitar a Lagoa Rodrigo de Freitas, que está localizada na zona sul, pertinho de Copacabana e do Leblon.

Com sorte, você é capaz de encontrar alguns artistas famosos durante as suas práticas esportivas no local. A vista é linda, ideal para andar de pedalinho, patinar, andar de bicicleta ou simplesmente fazer uma caminhada.

4. Arcos da Lapa

Um dos pontos turísticos do Rio de Janeiro mais boêmios é o bairro da Lapa. E é justamente ali que ficam os arcos da Lapa.

Nessa região, há muitos barzinhos, casas de shows e uma enorme variedade de atrações musicais e gastronômicas. Essa é uma parada obrigatória.

rio de janeiro pontos turisticos

5. Jardim Botânico

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro já tem mais de 200 anos e foi criado pelo Rei Dom João VI. Atualmente, há mais de 6.500 espécies de plantas e um acervo de 40 mil itens, incluindo um belo roseiral, uma estufa de plantas carnívoras e até mesmo um pequeno lago com vitórias régias da Amazônia.

Esse é um passeio inclusivo. Há uma área especialmente desenvolvida para estimular os sentidos de pessoas com deficiência visual.

principais pontos turisticos do rio de janeiro

6. Biblioteca Nacional do Brasil

A Biblioteca Nacional é um dos prédios históricos dos tempos em que o Rio de Janeiro ainda era capital do Brasil. Ela é a maior biblioteca de toda a América Latina e tem o 8º maior acervo de livros do mundo.

São nada menos que 10 milhões de títulos a sua espera. Nada melhor do que um momento de sossego em meio ao movimento da metrópole para fazer uma boa leitura, não é mesmo?

7. Teatro Municipal

Inspirado na Ópera de Paris, o Teatro Municipal do Rio de Janeiro foi inaugurado em 1909. A arquitetura do local chama a atenção pela imponência das colunas e escadarias de mármore.

Um passeio pelo Rio de Janeiro pontos turísticos merece uma paradinha nesse importante endereço histórico da cidade.

pontos turísticos da região metropolitana do rio de janeiro

9. Praia e Forte de Copacabana

Copacabana é uma das praias mais célebres do mundo. E não é por acaso!

São cerca de 3 km de extensão com uma faixa de areia clara e fina, ideal para curtir o sol e um bom banho de mar. É justamente nessas famosas areias que acontece a queima de fogos no Réveillon, um espetáculo que reúne milhões de pessoas na orla.

Se quiser aproveitar para agregar um pouco mais de história ao passeio, aproveite para ir até o Forte de Copacabana, localizado em cima de uma formação rochosa que avança mar adentro.

Praia Copacabana

8. Pedra da Gávea

O patrimônio natural do Rio de Janeiro é tão rico quanto o patrimônio histórico. E dentre as visitas mais interessantes para fazer no seu roteiro pela cidade, não deixe de acrescentar um passeio na Pedra da Gávea.

Esse ponto turístico fica dentro do Parque Nacional da Tijuca, a cerca de 840 metros acima do nível do mar. Ali é possível fazer trilhas e entrar em contato direto com a natureza. Os mais corajosos podem inclusive se arriscar em um voo de asa delta, que tal?

pedra da gávea

10. Sambódromo

“Explode coração, na maior felicidade…”. A Avenida dos Desfiles, mais conhecida simplesmente como Sambódromo, é outro ponto turístico que vale a pena conhecer.

São mais de 700 metros quadrados cortados de ponta a ponta pela passarela do samba onde desfilam as escolas na época do Carnaval. Esse é um símbolo da cultura brasileira prestigiado por pessoas do mundo todo.

Sambódromo

11. Museu Histórico Nacional

Lamentavelmente, esse é um ponto turístico do Rio que não está mais recebendo visitas internas, pelo menos até 2022. Sendo um dos mais importantes museus do Brasil, ele foi parcialmente destruído por um incêndio de grandes proporções em 2018.

Mantenha esse ponto turístico na sua lista para visitar futuramente. Assim que possível, as portas estarão abertas novamente para conhecermos mais a respeito da história do Brasil, desde o descobrimento até coleções particulares da antiga família real.

12. Cristo Redentor

Achou que ele ficaria de fora? Claro que não!

O Cristo Redentor é um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro e merece uma visita. Desde 1931 a imponente estátua abre os braços em direção à cidade, pairando acima do morro do Corcovado.

A vista da cidade é incrível. Vale o passeio!

Cristo Redentor

E então, gostou de saber um pouco mais sobre os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *