Se você pretende visitar a encantadora cidade mineira de São Tomé das Letras, não pode perder este artigo. Aqui estão as principais atrações da cidade para você montar o seu roteiro.

Localizada a mais de 1400 metros acima do nível do mar, essa é uma região famosa pelas suas lendas e misticismos. Rodeada pela Serra da Mantiqueira, a cidade possui cerca de 7000 habitantes apenas, mas recebe milhares de turistas todos os anos.

Atrações é que não faltam. Especialmente pontos turísticos com belezas naturais para quem quer se reconectar consigo mesmo e com a natureza.

E então, que tal acrescentar um pouco mais de tranquilidade com pitadas de aventura na sua próxima viagem? Confira mais sobre São Tomé das Letras o que fazer logo na sequência!

1. Passeio pelas grutas da região

Não seria justo mencionar somente uma das grutas de São Tomé das Letras. São diversas opções e cada uma dela tem seus encantos e mistérios.

As mais famosas são:

  • Gruta do Carimbado: ninguém até hoje conseguiu encontrar o fim da gruta, inclusive há um mito de que ela só acaba quando encontra a cidade sagrada de Machu Picchu, no Peru. obviamente é apenas uma lenda;
  • Gruta do Sobradinho: tem 150 metros de extensão e possui uma pequena cascata, sendo considerada uma das belas da região;
  • Gruta do Labirinto: esse é um passeio mais seguro quando realizado com um guia, pois há diversas saídas e o visual todo em quartzito pode fazer com que os frequentadores se percam nesse labirinto distraídos com tanta exuberância natural.

gruta em São Tomé das Letras

2. Visita à Casa da Pirâmide

A famosa pirâmide São Tomé das Letras é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. A construção em formato de pirâmide foi abandonada há anos atrás, mas atrai muitos visitantes no final da tarde e à noite para observar o pôr do sol e as estrelas.

Esse é um ponto alto da cidade e que oferece uma vista panorâmica de toda a cidade. No entanto, se for visitar não esqueça de levar um casaquinho. Lá em cima venta bastante e costuma fazer frio.

são tomé das letras cachoeira vale das borboletas

3. Banho de cachoeira

As mais de 30 quedas de água são um “must see” da região. Dentre as mais famosas em São Tomé das Letras, cachoeira Vale das Borboletas se destaca.

Felizmente, a maioria das cachoeiras tem fácil acesso e é permitido se banhar. No Vale das Borboletas são duas as quedas e, entre elas, há uma pequena caverna com muitas samambaias.

É exatamente esse cenário paradisíaco que fica envolto em borboletas. Elas aparecem aos montes, em especial na época da primavera. Já pensou tomar um banho refrescante em uma piscina natural com uma paisagem fotogênica como essa?

Outras opções de cachoeiras para incluir no seu roteiro de viagem são:

  • Cachoeira da Lua: fica linda à noite, ainda mais quando reflete a lua cheia;
  • Cachoeira de Antares: ideal para a prática de rapel e outros esportes radicais;
  • Cachoeira da Eubiose: uma atração com trilha de fácil acesso até a queda d’água;
  • Cachoeira do Flávio: um complexo que une a natureza a um complexo de piscinas;
  • Cachoeira Véu da Noiva: a mais imponente de todas, com 8 metros de altura.

sao tome das letras o que fazer

4. Parada obrigatória da Ladeira do Amendoim

Outro ponto turístico de São Tomé das Letras é a famosa Ladeira do Amendoim. Esse é um lugar misterioso e reconhecido por desafiar a Lei da Gravidade de Isaac Newton.

Isso porque há uma ilusão de ótica que dá a impressão de que os carros “descem ladeira acima”. Basta soltar o veículo no ponto morto para vê-lo subir morro ao invés de descer. É no mínimo curioso e divertido curtir essa brincadeira em família.

pirâmide são tomé das letras

5. Caminhada no Parque Antônio Rosa

O Parque Antônio Rosa, em São Tomé das Letras, é o lugar perfeito para uma caminhada com vista para a natureza. A paisagem montanhosa é de tirar o fôlego.

O local possui atrações como a já mencionada Casa da Pirâmide, a Toca da Bruxa e o Cruzeiro. Tudo isso fez com que o parque fosse tombado como patrimônio natural da região.

O ponto mais alto da cidade está dentro das dependências do parque e é marcado por uma cruz. Ali os visitantes costumam curtir o barzinho e a vista no final da tarde em um clima super descontraído.

sao tome das letras pousadas

6. Prática de esportes radicais

Para liberar adrenalina e esquecer um pouco do estresse da cidade, uma boa pedida é a prática de esportes radicais ao ar livre. A região tem muitas trilhas, montanhas, grutas e corredeiras para se aventurar.

Dentre as atividades mais procuradas pelos turistas e moradores locais estão: canoismo, mountain bike, motocross, trekking, escaladas e rapel. Se essa é a sua vibe, uma dica especial: inclua a Garganta do Diabo no roteiro!

 rapel em sao tome das letras

7. Mergulho no Poço Verde

O Poço Verde é um exuberante ponto turístico de São Tomé das Letras. Apesar de estar localizado em uma propriedade privada, ele fica aberto ao público para o mergulho.

Esse acúmulo de água resultou da perfuração de pedreiras para exploração de minérios. Em certo ponto, foi atingido o lençol freático que fez emergir a água cristalina que encanta os visitantes.

são tomé das letras cachoeira vale das borboletas

8. Pousadas em São Tomé das Letras

Depois de um dia inteiro de passeios e de comprinhas no comércio local, é bastante provável que o seu corpo esteja cansado e suplicando por uma cama macia para descansar, não é mesmo? Para tanto, basta escolher uma dentre as diversas opções de hospedagem em São Tomé das Letras pousadas.

  • Veja também nossa categoria de artigos sobre hospedagem;

A oferta de acomodações na rede hoteleira é grande e variada. Você encontra alternativa para todos os gostos e bolsos. Confira algumas ideias:

  • Mística Hostel e Pousada;
  • Chalés Jeitinho Mineiro;
  • Pousada dos Tucanos;
  • Pousada Shangrila;
  • Hospedaria Pirâmide Pôr do Sol;
  • Pousada Souza Reis;
  • Pousada Porthal;
  • Bosque dos Beija-Flores Pousada e Spa;
  • Pousada dos Anjos;
  • Pousada Vale do Sol.

Agora que você já está por dentro sobre São Tomé das Letras o que fazer e onde se hospedar, não esqueça de compartilhar e deixar o seu comentário! Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *